Cinco dicas para iniciar um novo negócio

Cinco dicas para iniciar um novo negócio

Quer empreender? Abrir um novo negócio? Leia minhas 5 dicas para iniciar um novo negócio:

1. Só porque sua mãe e seu melhor amigo pensam que é uma boa idéia, isso não quer dizer que seja “a verdade”.

Quando você estiver na fase da “idéia” do novo negócio, divida com o maior número possível de pessoas, principalmente para “potenciais clientes”.  Divida com estranhos. Divida com empreendedores de sucesso, se possível com alguém que conheça do ramo de atividade. Divida com especialistas em novos negócios, consultores. E o MAIS IMPORTANTE: Converse com POTENCIAIS CLIENTES.

2. Existe uma grande diferença entre uma hipótese de potencial mercado para um produto ou serviço e um “mercado testado”.

Nunca inicie um negócio baseado apenas em um pressuposto de que consumidores irão comprar seu produto ou serviço. Só porque você criou o melhor “suporte para copos” já produzido na história da humanidade, isso não significa que consumidores o comprarão. Volte a idéia de “Converse com POTENCIAIS CLIENTES” e teste sua hipótese, quanto mais você testar mais assertividade você terá. Você não imagina quantas idéias e sugestões irá encontrar nessas conversas.

3. Apaixone-se por sua idéia

Apaixone-se por sua idéia de negócio, mas não case com ela ainda. Conheço muitos empreendedores que estão apaixonados por suas idéias de negócios, por suas empresas de tal forma que não conseguem se dar conta de que essa “paixão” está lhes fazendo mal, simplesmente por ser uma má idéia de negócio.  Se “todo mundo” está lhe dizendo que não é uma idéia tão boa assim, ou que é uma má idéia – será que todos estão errados e só você está certo? Não se apegue a esses pensamentos, siga em frente, adapte sua primeira idéia ou até mesmo tente outro modelo de negócio!

4. Iniciar um novo negócio é mais simples do que você imagina. Manter um novo negócio é muito mais difícil do que você pode imaginar.

Iniciar um novo negócio é realmente muito simples. Centenas, milhares de novas empresas são abertas no Brasil todos os anos. Mas grande parte destas “quebram” nos primeiros anos de atividade. Uma vez aberta a empresa, busque sempre conselho de empreendedores mais experientes, consultorias, treinamento, estude muito. Estude seus concorrentes e busque se diferenciar deles, você deve fazer algo diferente dos seus concorrentes e algo melhor que eles. Ouça seus clientes com muito cuidado e atenção, eles são seu bem mais precioso e uma fonte inesgotável de informações e o melhor de tudo: Eles fazem isso de graça. Coloque muita força e disposição para “tocar” o seu negócio, não existe segredo, o resultado que você irá alcançar depende do tamanho do esforço que fizer.

5. Agora o mais importante: Busque a felicidade sempre!          

Certa vez ouvi de um amigo que trocou uma carreira de sucesso em um grande banco pela vontade de empreender, que devemos sempre buscar a felicidade. Esse conselho faz todo sentido para mim e me esforço sempre para buscar a felicidade, em tudo o que faço. Penso que só acumular riquezas e status social é muito pouco para uma vida, por tanto: Busquem a felicidade sempre!

Cristiano Machado

Especialista e um dos pioneiros do Marketing Boca a Boca no Brasil. Palestrante, Empreendedor, Consultor e Professor de Marketing, Empreendedorismo e Inovação. Nas horas vagas tento ser guitarrista!

Mais posts - Website - Twitter - Facebook - LinkedIn - Pinterest - Google Plus - Flickr - YouTube