Entrevista com um dos “Pais” do Marketing Empreendedor

Entrevista com um dos “Pais” do Marketing Empreendedor

 

Neste post trago para vocês a entrevista que fiz com o Professor Gerald E. Hills, um dos “Pais” do Marketing Empreendedor. Mister Hills, como é chamado por seus colegas, é um ícone na história do Marketing Empreendedor e um dos pais desta disciplina. Nesta entrevista o Professor Hills  nos da uma visão geral do Marketing Empreendedor, seus aspectos mais relevantes e por que ele é diferente do marketing tradicional. Sem mais delongas, com vocês, Mister Gerald E. Hills:

Se as legendas em português não aparecerem automaticamente, você pode ativar as “legendas ocultas” do vídeo no Youtube. Se você não sabe como ativar este recurso clique aqui.
Para quem preferir a entrevista transcrita, segue abaixo:

Cristiano: Temos aqui o Dr. Geral E. Hills ele é um dos pioneiros na disciplina de Marketing Empreendedor, já escreveu e editou mais de 100 artigos sobre empreendedorismo e 25 livros, foi o cofundador e primeiro presidente da Associação Americana para Pequenas Empresas e Empreendedorismo e presidente do Conselho Internacional para Pequenas Empresas.

Cristiano: Muito obrigado por ter esta oportunidade de conversar com você Sr. Hills.

 Dr. Hills: O prazer é meu.

Cristiano: Eu vou começar pelo início: O que é Marketing?

Dr. Hills: O marketing tradicional, quando eu uso a palavra “tradicional”, me refiro a práticas de marketing utilizadas em grandes empresas e tipicamente, como vocês todos sabem, os livros de “introdução ao marketing”, tendem a começar com produtos e serviços e depois encontrar maneiras de utilizar os “4 Ps”ou “5 Ps” ou outros tantos “Ps”  do marketing,  e tentam focar nestes tantos “Ps” como “Preço”, “Promoção” e assim por diante. Tipicamente, grandes empresas pelo fato de não estarem próximas de seus clientes elas se aproximam através de pesquisas formais e se você olhar para o Marketing Empreendedor , se eu puder pular um pouco para o Marketing Empreendedor?

Cristiano: Com certeza.

Dr. Hills:  É realmente uma coleção de singularidades, e quando você adiciona todas estas singularidades, se torna muito importante para novos negócios, novos empreendimentos, pequenas e medias empresas ao redor do mundo e penso que o “coração” do Marketing Empreendedor é “oportunidade” – em primeiro lugar, não há nada mais importante que “perceber a oportunidade”, no marketing tradicional as pessoas  tipicamente tem negligenciado a importância  de “identificar”, de alguma  maneira tentar “perceber”, “sentir” que existe uma oportunidade.

Não é apenas uma questão de perceber quais são as necessidades, em termos de uma definição formal de necessidades, mas realmente tem que tentar levar o produto ao cliente, ser flexível, engajar-se em vender,  você sabe, as universidades e seus cursos de marketing tipicamente não tem disciplinas de vendas e “venda pessoal” é muito importante para a maioria das pequenas e médias empresas, novos negócios e empreendedores – e  o marketing empreendedor também foca em relacionamentos e “networking” e ainda em pesquisas informais, pesquisas informais de marketing , não necessariamente investindo muito tempo e dinheiro em pesquisas formais de marketing, mas sim “imergindo” no mercado, “pulando em cima”,  os empreendedores imergem a si próprios no mercado, colhendo “feedback” dia-a-dia, buscando em muitos casos a “co-criação” de produtos e serviços, não somente com a ideia de ter um produto ou serviço e depois de alguma maneira vender para os clientes como fazem as grandes empresas, mas sim, desde os estágios iniciais, trabalhar em conjunto com os clientes e tornar essas ações frutíferas para todos os envolvidos.

E com certeza criatividade,  eu penso que o modo como o marketing tradicional é ensinado nas últimas décadas, tende a ser orientado para o planejamento estratégico ao invés de identificação de oportunidades e o lado intuitivo do Marketing Empreendedor, o lado criativo do Marketing Empreendedor – me desculpe por “divagar” –

Cristiano: sem problemas…

Dr. Hills: Mas quando você coloca junto todas essas singularidades juntas,  é o que hoje nós chamamos de “Marketing Empreendedor”.

Cristiano: Você pode nos dar alguns exemplos de como empreendedores dirigindo pequenas empresas podem utilizar esse diferente tipo de marketing, o Marketing Empreendedor?

Dr. Hills: A principal diferença é trabalhar diretamente com os consumidores, constantemente comunicar-se com o cliente, comunicar-se constantemente com potenciais consumidores, construir relacionamentos ativamente, sistematicamente, estabelecendo “networks”, buscando “networks”, colocar-se em posição de receber informação, orientação para ação para criar, não ficar planejando por meses e meses ou anos, mas mover-se rápido antes que o mercado mude. É um mundo diferente ao de vinte anos atrás, até mesmo o mundo de dez anos atrás – como você sabe, vivemos em um ambiente de rápidas mudanças, a tecnologia está revolucionando a maneira como nós pensamos, a maneira como nós  fazemos as coisas e a abordagem de planejamento de marketing tradicional tem suas limitações neste tipo de ambiente e essa é uma das razões pelas quais nós temos o Marketing Empreendedor.

Cristiano: Sr. Hills, muito obrigado por seu tempo, seu conhecimento e espero nos encontrarmos em breve.

Dr. Hills: Foi um prazer conhecê-lo e espero que possamos continuar nos comunicando e talvez você se torne parte da minha  “network” (rede de contatos).

Cristiano: Porque não? Muito obrigado!

Cristiano Machado

Palestrante, Empreendedor, Consultor e Professor de Marketing, Empreendedorismo e Inovação. Nas horas vagas tento ser guitarrista!

Mais posts - Website - Twitter - Facebook - LinkedIn - Pinterest - Google Plus - Flickr - YouTube

  • Rafael Bisco

    Muuuiittooo Bom!

    Parabéns!

    • Cristiano Machado

      Valeu Rafael!
      Você é nosso leitor “honorário”.
      Forte abraço!

  • Olá, boa tarde!
    Vcs estão de parabéns pelo blog! Adorei essa matéria!
    Abs,
    Gustavo

    • Cristiano Machado

      Olá Gustavo.
      Que bom você ter gostado do blog, isso é motivo de muita alegria e um incentivo para continuarmos.
      Mantenha contato e ajude a divulgar o Marketing Empreendedor.
      Super abraço!
      Cristiano Machado.

  • Parabens Cristiano! Esta entrevista foi otimo. I really like how you engaged Dr. Hills’ passion for entrepreneurial marketing tactics vs. the “old school” traditional methods. Valeu!

    • Cristiano Machado

      Valeu Nima!

      Que bom que gostou da entrevista.
      Continue ajudando a divulgar o “Marketing Empreendedor”.

      Abraço!