Steve Jobs e um discurso para servir de inspiração

Escrito por em jul 5, 2011 sobre Marketing | 3 Comentários
Steve Jobs e um discurso para servir de inspiração

Em uma de minhas “andanças” pela internet encontrei o discurso que o senhor Steve Jobs fez para os formandos da universidade de Stanford. Sou fã de carteirinha deste senhor em questão, tirando o que ele falou a respeito do problema na antena do iPhone 4 (ninguém é perfeito…) e este discurso só fez minha admiração por ele aumentar. Espero que seja tão inspirador para vocês quanto foi para mim.

 

Cristiano Machado

Especialista e um dos pioneiros do Marketing Boca a Boca no Brasil. Palestrante, Empreendedor, Consultor e Professor de Marketing, Empreendedorismo e Inovação. Nas horas vagas tento ser guitarrista!

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  • Gostei mt do seu blog, trabalho numa empresa que vende produtos e serviços de informatica, manutenção de computadores, vendas etc. dominamos o mercado da regiao, mas começaram a surgir concorrencias com ações de marketing que estao dando certo. perdemos alguns clientes. Estamos tentando alavancar vendas e manter clientes importantes, gostaria de dicas sobre promoções e ações para manter novos clientes.

    • Cristiano Machado

      Olá Diego,

      Muito obrigado pelo contato, é um prazer tê-lo como leitor do Blog!

      Pode ser um clichê, mas lá vai: Como diria Jack (O Estripador) vamos por partes…

      Com relação a concorrência, tenho uma má notícia: A concorrência está aumentando irá aumentar cada vez mais! Nos mais variados setores da economia brasileira vemos o aumento da concorrência interna e vários setores sofrem cada vez mais com a concorrência externa também, é o “Mundo Plano” de Thomas Friedman (http://goo.gl/JKSWI).

      Diante disso, não existe outra alternativa senão inovar. E inovar, não é criar algo “mirabolante”, inovar é fazer algo que não é feito atualmente – melhoria de um processo interno que traga benefícios aos clientes, inovação em marketing que pode ser feita através da utilização de um novo canal de comunicação com os clientes (uso de mídias sociais por exemplo), inovação em serviços que pode ser a criação de um novo serviço para os seus clientes.

      Algumas idéias:

      1) Uma boa alternativa é buscar um diferencial de mercado. No que vocês (sua empresa) são bons? O que sua empresa faz de “diferente” dos concorrentes? Por que um cliente compraria com você ao invés de comprar com o concorrente? Seus clientes o reconhecem por esse diferencial? Pense nisso…

      2) Ouça o cliente! Os mercados mudam, os hábitos de consumo mudam e os clientes também mudam. Será que o que você ainda oferece aos seus clientes é o que eles realmente querem? E por que não “perguntar” ao cliente? Para fazer uma pesquisa de mercado você não precisa investir muito. Com boa vontade e um pouco de esforço você pode conversar com seus clientes, por que não perguntar aos clientes que estão comprando com os concorrentes por que eles deixaram de comprar com você? E que tal perguntar aos atuais clientes como eles vêem sua empresa e o que poderia ser melhorado? Quanto maior for o número de clientes que você conversar, melhor será sua “pesquisa de mercado”.

      3) Quem é o seu principal cliente? Você já se perguntou isso? E se eu disser que o seu principal cliente são seus funcionários? Se você tratar seus funcionários como seus principais clientes, como eles irão tratar os clientes que compram de sua empresa? Parece tão óbvio, mas se pensarmos e agirmos com nossos funcionários como se eles fossem nossos principais clientes, com certeza eles irão retribuir no atendimento aos clientes de nossa empresa. Pense nisso…

      Essas sugestões acima são apenas algumas idéias que tive baseadas na breve descrição que você deixou no seu comentário, são apenas suposições, não tome isso como verdade absoluta, pois existem muitos fatores envolvidos, muitas particularidades que eu não tenho conhecimento, mas acredito que com estas ações você poderá ter algumas idéias e possíveis melhoras nos resultados.

      Espero ter “colocado uma pulga atrás de sua orelha”, minha idéia é exatamente essa, despertar você para que busque alternativas de melhoria.

      Super abraço!

      Cristiano T. Machado

      • Obrigado….me deu uma nova perspectiva…